Publicado a 23.03.2023
Alterado 27.04.2023
(consultar as alterações no final da página “comments”)
0. INFO
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Cobra Cup USA será disputado individualmente – 1 piloto por carro, sendo admitidas à partida 20 inscrições e, contará com cinco (5) provas. O carro a se utilizar no campeonato será o ‘Shelby Cobra 427 S/C’ do Assetto Corsa.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar o campeonato.
1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização. As corridas serão à Quarta-feira, com início do evento agendado para as 21h45. Todos os horários detalhados serão informados e relembrados atempadamente a todos os inscritos por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente ao evento. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing 4 Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA
PROVA | CIRCUITO | SESSÕES / DURAÇÃO | DATA | HORA |
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0 | Black Cat County (Kunos) | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 25 Abril 2023 | 21H:45M (WEST) |
1 | Lime Rock Park (South Chicane) | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 26 Abril 2023 | 21H:45M (WEST) |
2 | Pinewood | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 3 Maio 2023 | 21H:45M (WEST) |
3 | Willow Springs (Big Willow Real) | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 10 Maio 2023 | 21H:45M (WEST) |
4 | Riverside (Long) | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 17 Maio 2023 | 21H:45M (WEST) |
5 | Mid Ohio (with Chicane) | Q: 10m + R1: 20m + R2: 20m (50m) | 24 Maio 2023 | 21H:45M (WEST) |
1.1 – Prova Teste
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Ao calendário acima exposto, de salientar a realização da ‘Prova 0’ – prova esta a não contar para a classificação, visando apenas testar-se toda a logística, formato e conteúdo (carro, app: RP…) inerentes ao campeonato.
NOTA: Solicitamos a comparência de todos os inscritos no campeonato, não sendo esta prova mandatória nem a contar para a classificação do campeonato. A ‘Prova 0’ realizar-se-á excecionalmente numa quinta-feira no mesmo horário (21:45h).
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
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O sistema de pontuação adotado ao presente campeonato será o seguidamente abaixo apresentado:
Qualificação:
Posição: | 1º |
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Pontos: | 1 |
1ª & 2ª Mangas:
Posição: | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos: | 20 | 16 | 14 | 12 | 10 | 8 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
*será atribuído 1 ponto extra ao piloto que realize a volta mais rápida durante a corrida, ao terminar a mesma no Top 10 da classificação geral.
2.1 – Percentagem de Corrida
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Todo o piloto só pontua se completando 90% da percentagem total de corrida em relação ao 1º classificado. Válido apenas se o piloto cruzar a linha de meta invalidando se realizado “Back-to-pit”.
2.2 – BOP ‘Balance Of Performance’
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O top 12 de cada prova receberá um BoP a permanecer ‘forçado’ para todas as próximas provas do campeonato. A cada prova o(s) mesmo(s) piloto(s) podem ver o seu BoP reajustado consoante a sua respetiva classificação no final das respetivas rondas.
O BoP funcionará na soma dos pontos adquiridos a cada prova: R1+R2 (ambas as mangas), bem como as voltas mais rápidas e ainda a volta de ‘pole position’ na qualificação. Esta medida para além de trazer algo de novo e diferente, tem também por intuito de se vir a criar uma competição com corridas mais disputadas e emocionantes.
NOTA: O BoP pode eventualmente vir a servir também como método de penalização aos pilotos infratores inscritos no campeonato.
O que é o BoP? – Balance of Performance
Restrictor – reduz a quantidade de ar indo para o motor, reduzindo assim a potência de saída (power output).
Ballast (lastro) – adicionado peso extra (kg) ao carro, ficando mais pesado – por sua vez mais lento.
3. REGRAS
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3.1 – Infrações e Incidentes
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Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty v1.02.00, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
NOTA: Consideramos válidas todas as situações quando reportadas mediante o uso do replay no seu respetivo formato original, desconsiderando o formato de stream ou outros. A salvaguarda do(s) ficheiro(s) replay da(s) prova(s) fica(m) a cuidado de cada um dos intervenientes. Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.
A organização reserva-se ao direito de decidir sobre qualquer assunto omisso a este regulamento, bem como de analisar e/ou sancionar qualquer situação merecedora de intervenção direta antes, durante ou após o evento – indo contra a boa conduta de corrida, desportivismo, etiqueta ou outros.
3.2 – Comportamentos em Pista
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Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE | SERVIDOR | APPS
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Utilizaremos a interface e manager: ACSM – Assetto Corsa Server Manager, aqui constará toda a informação dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística das Provas e respetivas sessões.
4.1 – Real Penalty
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Todos os pilotos devem ter a correta versão da aplicação ‘Real Penalty v1.02.00‘ devidamente instalada e ativada. Esta aplicação será forçada por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas. A incorreta versão, instalação ou não ativação resultará em ‘auto kick’ – expulsão imediata do servidor (sala).
5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.0 – Free Testing & Free Practice
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O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Cobra Cup USA
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
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De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, todo o piloto tem obrigatoriamente de completar 20 voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar habilitado de poder partiacipar no evento. Consoante a pista e tendo em conta o carro, o número de voltas pode ser reajustado pela organização e anunciado no documento briefing.
NOTA: Os pilotos têm de realizar 20 voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’. Quem até à sessão de ‘Warmup’ não tiver realizado as 20 voltas válidas, automaticamente não constará na ‘Entry List’ para o evento, não conseguindo entrar já na respetiva sessão.
OBS: Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
Ao falhar cumprir com a diretiva o(s) piloto(s) em incumprimento fica(m) automaticamente impedido(s) de tomar parte no evento.
5.2 – Reinício do Servidor
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Ao longo do dia da prova, antes do início do evento oficial e respetiva sessão de “Warmup”, o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.
5.3 – Warmup
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A sessão inicia-se 30 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*Todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.4 – Qualificação
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A Qualificação será realizada no dia do evento, às 21h45. A abertura do servidor para a respetiva sessão de qualificação, marcará o início da mesma que, terá uma duração a determinar consoante cada prova e a anunciar no documendo briefing. Os melhores tempos válidos dos vários carros irão ditar a ordem de partida para a corrida.
- Os carros que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os carros que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
- Os carros que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida, não obstante a respetiva classe.
NOTA: Aos pilotos não participantes na sessão de qualificação é mandatória e requerida a realização de 20 voltas válidas no servidor e respetiva sessão de Treinos livres, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem. Ao falhar cumprir com a diretiva a organização reserva-se ao direito de excluir os pilotos e equipas em incumprimento de realizarem a respetiva prova.
5.5 – Waiting Time
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Entre as sessões de qualificação e a corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam reentrar na sala rever a sua estratégia e preparar-se para a corrida.
5.6 – Corrida
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As corridas serão compostas por 2 Mangas, ambas com a duração de 20 minutos e em modo ‘Standing Start’. A grelha de partida para a 2ª manga será baseada e consoante a classificação final da 1ª manga, sendo o Top 10 revertido. Não é requerida qualquer paragem nas boxes para troca de pneus ou reabastecimento, ficando toda esta logística e estratégia a critério de cada piloto.
NOTA: Uma vez na sala / servidor, não necessitam sair da mesma, sendo que a sessão transitará automaticamente.
*todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Condições da Pista (Grip): 100% c/ evolução de 1% de grip a cada 1 volta Temperaturas (Ambiente e Asfalto): (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Fuel Rate: 100% Damage: 80% Tire Wear Rate: 100% Partida: Standing Start Result Screen Time: 30s (segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida) Quality Max Wait Percentage: 120s (tempo restante em segundos para terminar a sessão) Race Over Time: 120s (tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada) |
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O Setup é FIXO, ficando livres apenas alguns parâmetros: [Tyres]; [Fuel]; [Aero]; [Generic: Bias | Power]; [Pit Stop]. Este campeonato é individual, um piloto por carro não existindo dupla de equipas.
Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
É permitido utilizar a função “Back to Pits” retornando à pista em qualquer sessão da prova [treinos, warmup, qualificação, corrida(s)], isento de penalização.
OBS: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar de imediato o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, evitando assim constrangimentos e possíveis incidentes.
5.7 – Briefing
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É recomendada a presença no nosso discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
OBS: É da exclusiva responsabilidade de todos os pilotos e equipas, de se manterem atualizados de toda a informação aqui prestada, bem como de qualquer possível alteração(ões) introduzidas à posteriori pela organização, devendo para isso acompanhar o discord da Racing4Fun.
5.8 – Checksum Carro & Pista
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Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
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Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).
6. SKINS
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Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto com o Júlio Sousa através do nosso discord ou da sua página de facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis na respetiva aba abaixo ‘Skin Templates’.
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.
Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.
*Desde já o nosso antecipado agradecimento pela atenção e consideração.
7. REGISTO
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As inscrições são mediante o pagamento de um valor de 2.50€ por participante (piloto), valor este não reembolsável a ser utilizado exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing 4 Fun. As inscrições realizam-se mediante preenchimento de formulário. Salientamos que devem utilizar o vossao primeiro e último nome real, tanto no ato do registo bem como na comunidade e online.
NOTA: Todos os pagamentos devem ser realizados por MBWAY / MB ou Transferência bancária / PayPal.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
7.1 – Compromisso
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Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um de vós inscritos o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing 4 Fun.
8. PRÉMIOS
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Serão atribuídas medalhas (reais) aos respetivos pilotos terminando nas posições do pódio: 1º, 2º e 3º classificados no campeonato.
Como já mencionado, o sistema de fiscalização e penalização in-game será a aplicação Real Penalty, devidamente configurada com as especificações abaixo referidas.
Geral:
- Cortes
- Excesso de Velocidade nas Boxes (entrada)
- Cortar a linha de saída das Boxes
- Falsa Partida (Jump Start)
- Bandeiras Azuis
- Virtual Safety Car (VRC)
- Full Course Yellow (FCY)
- Safety Car
Assistências | Informação do Servidor | Discord:
ABS: FACTORY
TC: FACTORY
SC: OFF
AUTO CLUTCH: OFF
TYRE BLANKET: ON
DRS: OFF
VIRTUAL MIRROR: ON
OPPONENT HEADLIGHTS: OFF
SETUP: FIXED Secções Livres: [TYRES (Pressure) | FUEL | GENERIC (Brake Bias) | PITSTOP STRATEGY]
SOL: facultativo
CUSTOM SHADERS PATCH: facultativo
- Random (Sol) *variável (a ser enviado em documento briefing, antecendo cada round)
*toda uma nova e melhorada experiência, possuindo o SOL / CSP, instalados no vosso sistema.
Anúncio automático do Evento / Servidor no Discord, por parte do BOT “The Server Master“, no respetivo canal:
- Aviso a 24h do início do evento
- Aviso a 1h do início do evento
- Aviso na hora do evento e com respetivo link para entrada na sala
NOTA: É recomendada a presença no nosso discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização dos respetivos rounds, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
Obs.: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento, e não na respetiva hora do respetivo.
Downloads
Carros: Shelby Cobra 427 S/C’ (Kunos) | Safety Car
Template Default: Cobra R4F Template
Pistas: Black Cat County (Kunos) | Lime Rock Park (South Chicane) | Pinewood GP | Willow Springs (Big Willow Real) | Riverside (Long) | Mid Ohio (with Chicane)
*quaisquer alterações ou “Fix”, disponibilizaremos as respetivas correções atempadamente.
Skins / Pinturas Pack: Cobra Cup USA [Skins 1.0].7z
App RP: RealPenalty v1.02.00 (client)
Instalação: Drag n’ Drop p/o Content Manager, procedendo à respetiva instalação.
Todo o conteúdo é livre e gratuíto uma vez possuindo o Assetto Corsa e os DLCs necessários. A Racing 4 Fun não está, deste modo, em qualquer infringimento de possíveis direitos de autor.
Obs: possibilidade de obter o conteúdo referente às pistas através do “auto-download” do Content Manager, bem como através da interface ACSM (Live Timing) > Event Details