*promo vídeo realizado pelo nosso membro e piloto Dário Ussumane
Publicado a 11.10.2022 (revisado a 20.03.2023)
Alterado 04.07.2023
(consultar as alterações no final da página “comments”)
0. INFO
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
A Endurance Series – Season 01 será disputada individualmente – 1 piloto por carro, sendo admitidas à partida 30 inscrições (15 por classe) e contará com seis provas de Endurance com carros da categoria P2 e GTE do simulador: Assetto Corsa.
Nota: Verificando-se um fraco número de inscritos ou baixo número de carros por classes, reserva-se a organização ao ditreito de organizar a grelha por forma a criar maior competitividade. Reserva-se ainda a organização ao direito de adiar ou cancelar o evento se assim o entender.
As inscrições são consoante e a cada prova estipulada no calendário. Deste modo os pilotos e/ou equipas podem ser diferentes a cada prova mediante a respetiva e nova inscrição.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
A organização recomenda os carros P2 apenas para pilotos mais experientes, devido à sua operacionalidade e velocidade, quando comparada à classe GT3. Os carros GT3 são mais fáceis de configurar, manusear e geralmente oferecem uma competiçao mais próxima.
1. CALENDÁRIO
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
O calendário das corridas será o proposto pela organização. Cada prova terá a duração máxima de 90 minutos, com as corridas sendo realizadas em dia e hora a anunciar. Todos os horários detalhados serão informados atempadamente a todos os inscritos por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente à prova em questão. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing 4 Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA
PROVA | CIRCUITO | LAYOUT | DURAÇÃO | DATA | HORA | OBS |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Mount Panorama | Bathurst | 90M | 19 Novembro 2022 | 9H:30M pm (WET) | Min. 2 pilotos p/carro |
2 | Shanghai International Circuit | Endurance | 2H | 26 Janeiro 2023 | 9H:30M pm (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
3 | Bahrain International Circuit | Endurance | 3H | 15 Março 2023 | 8H:30M pm (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
4 | Sebring International Circuit | Endurance | 90M | 19 Abril 2023 | 9H:30M pm (WET) | Max. 1 piloto p/carro |
5 | Kyalami Circuit | Grand Prix | 90M | 31 Maio 2023 | 9H:30M pm (WEST) | Max. 1 piloto p/carro |
6 | Circuit de la Sarthe | Le Mans | 90M | 05 Julho 2023 | 9H:30M pm (WEST) | Max. 1 piloto p/carro |
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
——————————————
Tratando-se de um conjunto de corridas mediante inscrição a cada prova e não um campeonato, não será atribuida qualquer pontuação aos pilotos inscritos, ficando salvaguardados todos os resultados e registos na interface para possivel consulta.
3. REGRAS
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
3.1 – Equipas & Pilotos
———————————
Cada possivel equipa terá de ter obrigatoriamente um 1 piloto por carro, sendo mandatória uma (1) paragem ‘Long Pit‘ de 180 segundos, não podendo realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjos) e, cumprindo o respetivo tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
3.2 – Paragem Mandatória (Long Pit)
—————————————————–
Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit’ mandatória de 180 segundos. Uma vez não existindo ‘Driver Swap’ – troca de piloto, vamos simular a mesma forçando a que todos os carros tenham obrigatoriamente de parar na box podendo simultaneamente realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjo-danos) desde que cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.
OBS: Todas as vezes que ingressarem nas boxes, visualizarão o overlay do countdown ‘regressivo’ relativo ao ‘long pit’. Uma vez tendo já realizado o respetivo podem prosseguir com a vossa corrida sem mais se preocupar de fazer cumprir o ‘long pit’ – desde que este indique a realização do mesmo (1/1).
3.3 – Infrações e Incidentes
—————————————
Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty v1.02.00, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
NOTA: Consideramos válidas todas as situações quando reportadas mediante o uso do replay no seu respetivo formato original, desconsiderando o formato de stream ou outros. A salvaguarda do(s) ficheiro(s) replay da(s) prova(s) fica(m) a cuidado de cada um dos intervenientes. Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.
A organização reserva-se ao direito de decidir sobre qualquer assunto omisso a este regulamento, bem como de analisar e/ou sancionar qualquer situação merecedora de intervenção direta antes, durante ou após o evento – indo contra a boa conduta de corrida, desportivismo, etiqueta ou outros.
3.4 – Comportamentos em Pista
———————————————
Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE | SERVIDOR | APPS
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
Utilizaremos a interface e manager: ACSM – Assetto Corsa Server Manager, aqui constará toda a informação dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística das Provas e respetivas sessões.
4.1 – Real Penalty
————————–
Todos os pilotos devem ter a correta versão da aplicação ‘Real Penalty v1.02.00‘ devidamente instalada e ativada. Esta aplicação será forçada por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas. A incorreta versão, instalação ou não ativação resultará em ‘auto kick’ – expulsão imediata do servidor (sala).
4.2 – SOL Weather & CSP (Custom Shaders Patch)
————————————————————————
Todos os pilotos devem ter a última versão do SOL Weather (para proceder ao download necessitam realizar registo/login na página do RD) devidamente instalada, encontram aqui um manual – guia instruindo a uma correta instação. Necessitam ter ainda o CSP – Custom Shaders Patch que encontram referido no decorrer da instalação do SOL Weather. Ambas as aplicações serão forçadas por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas.
NOTA: No seguimento de um bom e normal funcionamento do tempo / clima e hora reais, poderá ser forçado por parte do servidor uma versão do CSP a todos os intervenientes durante a prova.
5. FORMATO DAS SESSÕES
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
5.0 – Free Testing & Free Practice
————————————————
O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Endurance Series ‘Testing Server’
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
——————————————
De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, todo o piloto tem obrigatoriamente de completar 15 voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar habilitado de poder partiacipar no evento.
NOTA: Os pilotos têm de realizar 15 voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’. Quem até à sessão de ‘Warmup’ não tiver realizado as 15 voltas válidas, automaticamente não constará na ‘Entry List’ para o evento, não conseguindo entrar já na respetiva sessão.
OBS: Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
Ao falhar cumprir com a diretiva o(s) piloto(s) em incumprimento fica(m) automaticamente impedido(s) de tomar parte no evento.
5.2 – Reinício do Servidor
————————————
Ao longo do dia da prova, antes do início do evento oficial e respetiva sessão de “Warmup” o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.
5.3 – Warmup
——————–
A sessão inicia-se 60 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*Todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.4 – Qualificação
————————–
A sessão de qualificação será realizada em servidor aberto a todos os pilotos previamente inscritos na prova, com uma duração total de 22 minutos, iniciando-se às 21:30h.
A sessão de qualificação será separada por classe, sendo atribuídos 10 minutos a cada uma das classes, iniciando-se primeiramente com a classe ‘P2’. Uma vez terminados os primeiros 10 minutos, todos os carros da categoria P2 ao terminar a sua última volta rápida, devem dirigir-se à box e aos seus respectivos lugares. Após um breve compasso de tempo (2m), os carros da categoria ‘GTE’ podem dirigir-se à pista aos 12 minutos do tempo decorrido, por forma a realizar a sua sessão de qualificação, enquanto permanecem na box todos os carros da categoria ‘P2’.
Solicitamos a especial atenção por parte de todos os pilotos com a devida atenção, cuidado e respeito para com todos em pista.
- Os carros que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os carros que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
- Os carros que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida, não obstante a respetiva classe.
NOTA: Aos pilotos e equipas não participantes na sessão de qualificação é mandatória e requerida a realização de 15 voltas válidas no servidor e respetiva sessão de Treinos livres, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem. Ao falhar cumprir com a diretiva a organização reserva-se ao direito de excluir os pilotos e equipas em incumprimento de realizarem a respetiva prova.
5.5 – Waiting Time
————————–
Entre as sessões de qualificação e a corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam reentrar na sala rever a sua estratégia e preparar-se para a corrida.
5.6 – Corrida
——————
Cada evento terá uma duração de corrida de 90 minutos. Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit’ mandatória de 180 segundos, sem realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjos) e, cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
OBS: Todo o piloto e equipa não obstante da paragem ‘Long Pit’ mandatória, têm a liberdade de realizar as paragens na box para troca de pneus e/ou reabastecimento consoante a sua tática ou preferência.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Condições da Pista (Grip): 98% c/ evolução a partir da 5ª Volta Temperaturas (Ambiente e Asfalto): Consoante as reais no determinado circuito em questão, podendo ser consultadas aqui. Fuel Rate: 100% Damage: 100% Tire Wear Rate: 100% Partida: Standing / Rolling Start (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Result Screen Time: 30s (segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida) Qualify Max Wait Percentage: 120s (tempo restante em segundos para terminar a sessão) Race Over Time: 120s (tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada) |
---|
O Setup é livre, ficando o mesmo ao critério de cada equipa e pilotos. Não será permitida qualquer tipo de coação por parte das equipas. Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
É permitido utilizar a função “Back to Pits” retornando à pista em qualquer sessão da prova [treinos, warmup, qualificação, corrida], isento de penalização.
OBS: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização do próprio simulador – AC.
5.7 – Briefing
——————
É recomendada a presença no nosso Discord de todos os pilotos e equipas inscritas no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
5.8 – Checksum Carro & Pista
——————————————
Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
———————————————————–
Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).
6. SKINS
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto com o Júlio Sousa através do nosso Discord ou da sua página de Facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis na respetiva aba abaixo ‘Skin Templates’.
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.
Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.
*Desde já o nosso antecipado agradecimento pela atenção e consideração.
7. REGISTO
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
As inscrições são livres e isentas de qualquer valor, abertas a todos os interessados e entusiastas. De salientar que a Endurance Series, sendo um conjunto de provas, a inscrição é mediante cada prova.
Qualquer possível gesto monetário da vossa parte é sempre bem vindo e claro, ajuda-nos a colmatar algumas das despesas que temos com toda a logística por parte do servidor, site e de toda a infraestrutura. Aos interessados em contribuir, podem fazê-lo de várias formas, através de MBWAY / MB ou Transferência bancária / PayPal.
Agradecemos antecipadamente qualquer gesto da vossa parte, lembrando de que todo e qualquer valor será utilizado única e exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing 4 Fun.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
7.1 – Compromisso
————————–—
Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um de vós inscritos o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing 4 Fun.
7.2 – As Máquinas ————————–
Foi elaborado um BoP para determinados carros por forma a tornar mais equilibrada a competição. Os valores referênciados podem sofrer alteração caso a organização assim o considere.
(clicar sob o veículo para o maximizar e visualizar a respetiva informação)
MOD (carros): Endurance Series | Season 01 (v1.1) | Safety Car
PATCH (Oreca 07 Gibson P2): Tyre-Temps-Fixed *Instalação manual:
*descomprimir/descompactar o ficheiro -> abrir e copiar a pasta “content”, para a pasta de instalação do “assettocorsa” – substituindo o solicitado: […Steam/steamapps/common/assettocorsa/]
PISTA: Le Mans (sx_lemans_v2.5) *eliminar outra qualquer versão anterior – ‘sx_lemans’, antes de proceder à instalação da respetiva.
APPS: SOL / CSP | Real Penalty v1.02.00
Os downloads referidos são necessários de modo a participar na series. O servidor já se encontra ON para Free Testing dos carros.
Todo o conteúdo é livre e gratuíto. A Racing 4 Fun não está, deste modo, em qualquer infringimento de possíveis direitos de autor.
ORECA 07 GIBSON | FERRARI 488 EVO | PORSCHE 911 RSR | CHEVROLET CORVETTE C8R | BMW M8 | ASTON MARTIN V8 VANTAGE
Todos os templates realizados pela Caesar Skins. O nosso parceiro encontra-se disponível para vos auxiliar na edição e criação das vossas skins personalizadas. Podem entrar em contacto através da sua página de Facebook ou través do nosso discord pelo nome ‘Julio Sousa#7557’.
Os templates ainda em falta serão brevemente e atempadamente disponibilizados.