Publicado a 23.08.2023
Alterado 21.06.2024
(consultar as alterações no final da página “comments”)
0. INFO
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A Endurance Sprint Series – Season 02 será disputada individualmente – 1 piloto por carro, sendo admitidos à partida 30 participantes (15 por classe) e contará com sete (7) provas de resistência (endurance) com carros da categoria HYPERCAR (LMH / LMDh) e GTE do simulador: Assetto Corsa. Novos carros e classe(s) poderão ser adicionados/alterados / removidos no decorrer das provas no calendário.
NOTA: Verificando-se um fraco número de participantes ou baixo número de carros por classes, reserva-se a organização ao ditreito de reestruturar a grelha por forma a criar maior competitividade. A organização reserva-se ainda ao direito de adiar ou cancelar o evento se assim o entender.
As inscrições são consoante e a cada prova estipulada no calendário. Deste modo os pilotos e/ou equipas participantes podem ser diferentes a cada prova mediante respetivo novo convite por parte da organização.
OBS: O limite de participantes vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto de 20 participantes, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
A organização recomenda os carros HYPERCAR (LMH) apenas para os pilotos mais experientes, devido à sua operacionalidade e velocidade, quando comparados à classe GTE. Os carros GTE são algo mais fáceis de configurar, manusear e oferecem geralmente uma competiçao mais próxima.
1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização. Cada prova terá a duração máxima de 90 minutos, com as corridas sendo realizadas em dia e hora a anunciar. Todos os horários detalhados serão informados atempadamente a todos os participantes por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente à prova em questão. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing4Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA
PROVA | CIRCUITO | LAYOUT | DURAÇÃO | DATA | HORA | OBS |
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1 |
Autódromo Intern. Enzo e Dino Ferrari |
(Grand Prix) | 90M |
16/ABRIL/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
2 |
Spa-Francorchamps |
(WEC 2023) | 90M |
15/MAIO/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
3 |
Circuito de la Sarthe |
(24h Race Start Special) | 90M |
19/JUNHO/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
4 |
Autódromo José Carlos Pace |
(Grand Prix) | 90M |
17/JULHO/2024
|
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
5 |
Road America |
(a anunciar) | 90M |
14/AGOSTO/2024
|
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
6 | Circuit of the Americas | GP | 90M |
12/SETEMBRO/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
7 | Fuji Speedway | (WEC 2023) | 90M |
23/OUTUBRO/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
8 | Circuito International do Bahrain | (Endurance) | 90M |
20/NOVEMBRO/2024 |
21:30 PM (WEST) |
Max. 1 piloto p/carro |
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
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Tratando-se de um conjunto de corridas mediante convite a cada prova e não de um campeonato, não será atribuída qualquer pontuação aos pilotos inscritos, ficando salvaguardados todos os resultados e registos na interface para possivel consulta.
3. REGRAS
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3.1 – Equipas & Pilotos
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Cada possivel equipa terá de ter obrigatoriamente um 1 piloto por carro, sendo mandatória uma (1) paragem ‘Long Pit‘ de 180 segundos, podendo realizar em simultâneo quaisquer altrerações no carro (pneus / combustível / arranjos), desde que cumprindo o respetivo tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
3.2 – Paragem Mandatória (Long Pit)
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Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit’ mandatória de 180 segundos. Uma vez não existindo ‘Driver Swap’ – troca de piloto, vamos simular a mesma forçando a que todos os carros tenham obrigatoriamente de parar na box, podendo simultaneamente realizar quaisquer altrerações no carro (pneus / combustível / arranjos) desde que cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.
OBS: Todas as vezes que ingressarem nas boxes, visualizarão o overlay do countdown ‘regressivo’ relativo ao ‘long pit’. Uma vez tendo já realizado o respetivo podem prosseguir com a vossa corrida sem mais se preocupar de fazer cumprir o ‘long pit’ – desde que este indique a realização do mesmo (1/1).
3.3 – Infrações e Incidentes
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Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty, devidamente configurada, atribuindo automaticamente as penalizações em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report através do formulário no respetivo menu da série no site – visivel somente aos participantes convidados – após realizado login (registo) no site. O envio do report deverá ser realizado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
NOTA: Consideramos válidas todas as situações quando reportadas mediante o uso do replay no seu respetivo formato original, desconsiderando o formato de stream ou outros. A salvaguarda do(s) ficheiro(s) replay da(s) prova(s) fica(m) a cuidado de cada um dos intervenientes. Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.
A organização reserva-se ao direito de decidir sobre qualquer assunto omisso a este regulamento, bem como de analisar e/ou sancionar qualquer situação merecedora de intervenção direta antes, durante ou após o evento – indo contra a boa conduta de corrida, desportivismo, etiqueta ou outros.
3.4 – Comportamentos em Pista
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Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE | SERVIDOR | APPS
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Utilizaremos a interface e manager: ACSM – Assetto Corsa Server Manager, aqui constará toda a informação dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística das Provas e respetivas sessões.
4.1 – Real Penalty
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Todos os pilotos devem ter a correta versão da aplicação ‘Real Penalty‘ devidamente instalada e ativada. Esta aplicação será forçada por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas. A incorreta versão, instalação ou não ativação resultará em ‘auto kick’ – expulsão imediata do servidor (sala).
4.2 – SOL / PURE Weather & CSP (Custom Shaders Patch)
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Todos os pilotos devem ter o SOL Weather (para proceder ao download necessitam realizar registo/login na página do RD) devidamente instalada, encontram aqui um manual – guia instruindo a uma correta instação ou, o PURE – uma versão paga em contínuo desenvolvimento do sistema weather (tempo) pelo criador. Necessitam ter ainda o CSP – Custom Shaders Patch que encontram referido no decorrer da instalação do SOL Weather. Ambas as aplicações serão forçadas por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas.
NOTA: No seguimento de um bom e normal funcionamento do tempo / clima e hora reais, poderá ser forçado por parte do servidor uma versão do CSP a todos os intervenientes durante a prova.
5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.0 – Free Testing & Free Practice
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Após atribuição e confirmação do convite atribuído aos pilotos, o servidor ficará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontrar-se-á acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Endurance Sprint Series
NOTA: Serve também esta fase de ‘free testing’ para a respetiva escolha do carro e classe do piloto. O servidor ficará acessível somente aos pilotos convidados e confirmados a participar na prova.
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
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De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, não sendo mandatório deve todo o piloto de completar algumas voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar conhecedor do circuito.
NOTA: Os pilotos devem realizar algumas voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’. Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
5.2 – Reinício do Servidor
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Ao longo do dia da prova, antes do início do evento oficial e respetiva sessão de “Warmup” o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.
5.3 – Warmup
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A sessão inicia-se 60 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*Todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.4 – Qualificação
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A sessão de qualificação será realizada em servidor aberto a todos os pilotos previamente inscritos na prova, com uma duração total de 20 minutos, iniciando-se às 21:30h. A sessão de qualificação será em conjunto com ambas as classes em pistra, os carros que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os carros que vêm atrás e, que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta norma, pode levar a uma penalização durante ou após a corrida.
*Solicitamos a especial atenção por parte de todos os pilotos a devida atenção, cuidado e respeito para com todos em pista.
- Os carros que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, vão arrancar do fim da grelha de partida, independentemente da sua respetiva classe.
NOTA: Aos pilotos e equipas não participantes na sessão de qualificação é recomendada a realização de algumas voltas válidas no servidor e respetiva sessão de Treinos livres, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem. Ao falhar cumprir com a diretiva a organização reserva-se ao direito de excluir os pilotos e equipas em incumprimento de realizarem a respetiva prova.
5.5 – Waiting Time
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Entre as sessões de qualificação e a corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam reentrar na sala rever a sua estratégia e preparar-se para a corrida.
5.6 – Corrida
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Cada evento terá uma duração de corrida de 90 minutos. Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit‘ mandatória de 180 segundos, podendo e em simultâneo realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjos), desde que cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
OBS: Todo o piloto e equipa não obstante da paragem ‘Long Pit’ mandatória, têm a liberdade de realizar as paragens na box para troca de pneus e/ou reabastecimento consoante a sua tática ou preferência.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Ping Limit: 500ms (Os pilotos que excedão o limite de ping delimitado pelo servidor (500ms), por mais de 60s serão automáticamente expulsos do servidor.) |
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O Setup é livre, ficando o mesmo ao critério de cada equipa e pilotos. Não será permitida qualquer tipo de coação por parte das equipas.
Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
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É permitido utilizar a função “Back to Pits” retornando à pista em qualquer sessão da prova [treinos, warmup, qualificação, corrida], isento de qualquer penalização.
OBS: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização do próprio simulador – AC.
5.7 – Briefing
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É recomendada a presença no nosso discord de todos os pilotos e equipas inscritas no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
5.8 – Checksum Carro & Pista
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Com o objetivo de se criar provas justas, num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
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Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em Assetto Corsa Skill Rating efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).
6. SKINS
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Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto direto com o Júlio Sousa através do nosso discord ou da sua página de Facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis no respetivo menu ‘Endurance Sprint Series’, acessivel somente aos participantes convidados a tomar parte no(s) evento(s) – após realizado login (registo) no site.
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing4Fun, abaixo enunciadas.
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o(s) logo(s) da RACING4FUN, bem como o(s) dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.
Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada (comprimida) em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB.
O envio das pinturas personalizadas será através do site da Racing4Fun e, respetivo sub-menu visível somente aos participantes convidados – após realizado login (registo) no site.
7. PARTICIPAÇÃO
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A participação na serie e provas, é por meio de convite atribuído pela organização a cada um dos pilotos pela mesma selecionados (saber mais) e, mediante o pagamento de um valor de 2€ por participante (piloto) a cada prova, valor este não reembolsável a ser utilizado exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing4Fun.
NOTA: Todos os pagamentos devem ser realizados por MBWAY / MB ou Transferência bancária / PayPal. Agradecemos antecipadamente qualquer maior gesto da vossa parte, relembrando que a Racing4Fun é uma comunidade sem fins lucrativos e, direcionada à área do SIM Racing Online, providenciando entretenimento interativo.
Como qualquer comunidade organizadora de eventos e, por forma a poder oferecer sempre as melhores condições e ferramentas possíveis, estas acrescem sempre de alguns custos – nomeadamente os servidores, site, interfaces, aplicações, conteúdos, etc.
OBS: O limite de participantes vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto de 20 participantes, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
7.1 – Compromisso
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Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um dos participantes o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing4Fun.
7.2 – As Máquinas
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Todos os carros foram testados e equiparados por forma a tornar mais equilibrada a competição. Os possíveis valores referênciados podem sofrer alteração caso a organização assim o considere.
NOTA: Novos carros e classe(s) poderão ser adicionados/alterados/removidos no decorrer das provas no calendário.
LMH / LMDh
LMGT3
(clicar sob o veículo para o maximizar e visualizar a respetiva informação)
*mais veículos podem ser adicionados e/ou retirados ao longo do calendário de provas.