Publicado a 20.09.2022
Alterado a 07.10.2022
(consultar as alterações no final da página “comments”)
1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização e, em conformidade com o calendário real da F1 (referido no final da página, na seccão: Downloads). As corridas serão ás Segundas, uma semana após o GP real de F1 com início às 21:30h (9:30pm GMT+1). As transmissões serão automáticas, ficando a cargo da organização nos nossos canais de YouTube e Twitch (em simultâneo).
Este é um Open Championship, um campeonato aberto onde todos podem participar, sem a necessidade de inscriçáo. Será realizado utilizando-se o simulador: Assetto Corsa e, simulando o mais aproximado possível do atual e real campeonato de Formula 1. Estamos neste momento iniciando a 3* parte final do calendário referente à época de F1, bem como seguindo e cumprindo todas as regras e procedimentos reais, o mais aproximadamente a que o simulador nos permita ser possível. Realizaremos as nossas corridas uma semana após o GP real da F1, e à Segunda-feira, ás 21:30h (9:30pm GMT+1).
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
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O sistema de pontuação adotado será tendo em conta o número total de inscritos. Tendo como exemplo meramente descritivo, um total de 20 inscritos, a pontuação proceder-se-á da seguinte forma:
Qualificação:
Posição: | 1º |
---|---|
Pontos: | 1 |
Corrida Sprint:
Posição: | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos: | 10 | 9 | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
Corrida:
Posição: | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º | 13º | 14º | 15º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos: | 45 | 38 | 35 | 32 | 30 | 28 | 26 | 24 | 22 | 20 | 18 | 16 | 14 | 12 | 10 |
Posição: | 16º | 17º | 18º | 19º | 20º | — | — | — | — | — | — | — | — |
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Pontos: | 8 | 6 | 4 | 2 | 1 | – | – | – | – | – | – | – | – |
*será atribuído 1 ponto extra ao piloto que realize a volta mais rápida durante a corrida, ao terminar a mesma no Top 10 da classificação geral.
3. REGRAS
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3.1 – Infrações e Incidentes
Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações e em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
Todo o piloto reportado será posteriormente contactado pela organização, podendo assim justificar-se e apresentar a sua defesa perante o report contra a sua pessoa apresentado.
Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos envolvidos e todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
3.2 – Comportamentos em Pista
Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE & SERVIDOR
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Utilizaremos a interface e plataforma – Assetto Corsa Server Manager (ACSM), versão Premium. Aqui constará toda a info dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística dos Rounds e respetivas sessões.
5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.1 – Free Testing & Free Practice
O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » FORMULA 1 2022 | OPEN
5.2 – Warmup
A sessão inicia-se 1 hora antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não necessitam sair da mesma, sendo que a sessão transitará automaticamente.
*todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.3 – Qualificação
A Qualificação terá lugar no mesmo dia que a corrida (Segunda) antecedendo 15 minutos à respetiva. A sessão realiza-se às 21:30h (9:30pm GMT+1), antecedendo-se a sessão de ‘warmup’ de 60 minutos, por forma a que todos possam agilizar todos os procedimentos para a sessão de qualificação.
Nota: Os pilotos que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os pilotos que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
Os pilotos que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida.
OBS: solicita-se aos pilotos não particiantes na qualificação para que realizem online ou offline algumas voltas ao circuito por forma a conhecer e interiorizar o layout do mesmo, curvas, pontos de travagem e ultrapassagem.
5.4 – Waiting Time
Entre as sessões haverá um período de 60 segundos (1 minuto) para que os pilotos possam agilizar todos os procedimentos, rever a sua estratégia e preparar-se o melhor possível para a sessão seguinte.
5.5 – Corrida
A corrida terá a duração de 50% do real consoante cada round, não sendo permitido o reabastecimento de combustível. É obrigatória uma paragem na Box para mudança de pneus apenas, uma vez que cada piloto terá de utilizar 2 compostos diferentes ao longo da corrida.
OBS: os pilotos têm agora a liberdade de arrancar a corrida com o composto de pneu desejado, deixando de ser obrigatório utilizar o composto utilizado na realização da sua melhor volta na sessão de qualificação.
Hora na Pista: (aproximada à hora real e local de cada circuito)
Condições da Pista (Grip): 100% c/ evolução a partir da 1ª Volta
Temperaturas (Ambiente e Asfalto): (aproximado às temperaturas reais e locais de cada cirtcuito)
Fuel Rate: 100%
Damage: 100%
Tyre Wear Rate: 100%
Partida: Standing Start
Result Screen Time: 30s
(Segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida)
Race Over Time: 180s
(Tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada)
O Setup é livre, ficando ao critério de cada piloto. Este open championship é individual, um piloto por carro não existindo “parelha” de equipas.
Quaisquer acção em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
É permitido utilizar a função “Back to Pits” [ESC] e retornar à pista durante qualquer sessão, lembrando que incorre em uma penalização de tempo atribuída automaticamente pelo próprio simulador.
NOTA: A corrida só será considerada válida, quando disputada por um número de concorrentes/carros igual ou superior a dois (2) em pista.
5.6 – Checksum Carro & Pista
Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
6. SKINS
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Utilizaremos as skins e pinturas oficiais da F1 real, não sendo deste modo permitidas skins personalizadas.
As skins são aleatórias no momento da entrada no servidor.
7. REGISTO
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Este é um campeonato Open – isento de qalquer valor ou inscrição. Não é necessário realizar registo.
Como já mencionado, o sistema de fiscalização e penalização in-game será a aplicação Real Penalty, devidamente configurada com as especificações abaixo referidas.
Geral:
- Cortes
- Excesso de Velocidade nas Boxes (entrada)
- Cortar a linha de saída das Boxes
- Falsa Partida (Jump Start)
- Sistema de DRS
- Bandeiras Azuis
- Virtual Safety Car (VRC)
- Full Course Yellow (FCY)
- Safety Car
Assistências | Informação do Servidor | Discord:
ABS: OFF
TC: OFF
SC: OFF
AUTO CLUTCH: OFF
TYRE BLANKET: ON
DRS: ON
VIRTUAL MIRROR: ON
OPPONENT HEADLIGHTS: OFF
SETUP: OPEN / LIVRE
SOL: facultativo
CUSTOM SHADERS PATCH: facultativo
- Random (Sol) *variável (aproximado ao real e consoante cada circuito)
*toda uma nova e melhorada experiência, possuindo o SOL / CSP, instalados no vosso sistema.
Anúncio automático do Evento / Servidor no Discord, por parte do BOT “The Server Master“, no respetivo canal:
- Aviso a 24h do início do evento
- Aviso a 1h do início do evento
- Aviso na hora do evento e com respetivo link para entrada na sala
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento, e não na respetiva hora do respetivo.
Downloads
Carro: Formula Alpha 2022 (v1.2 (2022/06/18)
após ter sido utilizado o carro Formula Hybrid X 2022 EVO (V4) da RSS, na 1ª parte do campeonato, continuaremos a utilizar ao exemplo da 2ª parte o carro Formula Alpha 2022 da VRC para a 3ª e última parte do Open Championship.
Pinturas (skins) Oficiais dos Carros: VRC F1 Skins 2022
Pistas: Todas as pistas serão disponibilzadas nesta secção, bem como na interface / plataforma ACSM
*quaisquer alterações ou “Fix”, disponibilizaremos as respetivas correções atempadamente.
Monza | Singapore | Japan | USA | Mexico | Brazil | Abu Dhabi
NOTA: agradecemos desde já a vossa atenção e compreensão no possível atraso em se providenciar as pistas atempadamente, uma vez que procuramos sempre as melhores e mais atuais versões à data.
App RP: https://www.racing4fun.pt/download/real-penalty-client-app-v-1-01-00-zip
Instalação: Drag n’ Drop p/o Content Manager, procedendo à respetiva instalação.
Todo o conteúdo é da exclusiva responsabilidade de cada utilizador / piloto. A Racing 4 Fun não está deste modo em quaisquer infringimento de possíveis direitos de autor.