Publicado a 05.04.2022
Alterado 04.05.2022
(consultar as alterações no final da página “comments”)
1. CALENDÁRIO
O calendário das corridas será o proposto pela organização e publicitado nos diferentes canais e redes sociais. As corridas serão à Quarta-feira, com início do evento às 21h45. As transmissões ficaram a cargo do nosso parceiro NAMINHATERRA TV partilháveis também nos nossos canais de YouTube e Twitch (em simultâneo).
27 Abril – Autódromo do Estoril
4 Maio – Ricardo Tormo
18 Maio – Sportsland Sugo
1 Junho – Magny Cours
15 Junho – Nordschleife Endurance Cup
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
O sistema de pontuação adotado será tendo em conta o número total de inscritos. Tendo como exemplo meramente discritivo, um total de 20 inscritos, a pontuação proceder-se-á da seguinte forma tendo em conta ambas as corridas (mangas):
Qualificação: 1 ponto ao piloto detentor da “pole position”, volta mais rápida da sessão.
Corrida 1 (1ª Manga): 1º – 50 pontos; 2º – 48 pontos; 3º – 46 pontos; 4º – 43 pontos; 5º – 40 pontos; 6º – 38 pontos; 7º – 36 pontos; 8º – 33 pontos; 9º – 30 pontos; 10º – 28 pontos; 11º – 26 pontos; 12º – 24 pontos; 13º – 22 pontos; 14º – 20 pontos; 15º – 18 pontos; 16º – 16 pontos; 17º – 14 pontos; 18º – 12 pontos; 19º – 10 pontos; 20º – 8 pontos; 21º – 6 pontos; 22º – 5 pontos; 23º – 4 pontos; 24º – 3 pontos; 25º – 2 pontos; 26º – 1 ponto.
*[todos os participantes pontuam]
*será atribuído 1 ponto extra ao piloto que realize a volta mais rápida durante a corrida, ao terminar a mesma no Top 10 da classificação geral.
Corrida 2 (2ª Manga): 1º – 25 pontos; 2º – 24 pontos; 3º – 23 pontos; 4º – 21.5 pontos; 5º – 20 pontos; 6º – 19 pontos; 7º – 18 pontos; 8º – 16.5 pontos; 9º – 15 pontos; 10º – 14 pontos; 11º – 13 pontos; 12º – 12 pontos; 13º – 11 pontos; 14º – 10 pontos; 15º – 9 pontos; 16º – 8 pontos; 17º – 7 pontos; 18º – 6 pontos; 19º – 5 pontos; 20º – 4 pontos; 21º – 3 pontos; 22º – 2.5 pontos; 23º – 2 pontos; 24º – 1.5 pontos; 25º – 1 ponto; 26º – 0.5 ponto.
*[todos os participantes pontuam] – a pontuação da 2ª corrida (manga) será de metade da primeira).
*será atribuído 0.5 ponto extra ao piloto que realize a volta mais rápida durante a corrida, ao terminar a mesma no Top 10 da classificação geral.
Nota: a pontuação será sempre reajustada de acordo com o número total de inscritos.
2.1 – Percentagem de Corrida
Todo o piloto só pontua se completando 90% da percentagem total de corrida em relação ao 1º classificado. Válido apenas se o piloto cruzar a linha de meta invalidando se realizado “Back-to-pit”.
3. REGRAS
3.1 – Infrações e Incidentes
Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 12h após terminado o evento.
Todo o piloto reportado será posteriormente contactado pela organização, podendo assim justificar-se e apresentar a sua defesa perante o report contra a sua pessoa apresentado.
Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
3.2 – Comportamentos em Pista
Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE & SERVIDOR
Utilizaremos a Interface e Manager, a que já estamos habituados (ACSM). Aqui constará toda a info dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Mapp, bem como toda a logística dos Rounds e respetivas sessões.
5. FORMATO DAS SESSÕES
5.1 – Free Testing & Free Practice
O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referênciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Praga R1 Cup
5.2 – Treinos Livres (Oficiais) – “Warmup”
A sessão inicia-se 1 hora (20:45) antes da Qualificação (21:45). Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nas horas definidas nas respetivas.
5.3 – Qualificação
A Qualificação será efetuada no dia do evento, às 21h45. A abertura do servidor para a respetiva sessão de qualificação, marcará o início da mesma, que terá uma duração de 15 minutos. Os melhores tempos válidos dos vários pilotos irão ditar a ordem de partida para a corrida.
Os pilotos que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os pilotos que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
Os pilotos que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida.
OBS: solicita-se aos pilotos não particiantes na qualificação para que realizem online ou offline algumas voltas ao circuito por forma a conhecer e interiorizar o layout do mesmo, curvas, pontos de travagem e ultrapassagem.
5.4 – Waiting Time
Entre a qualificação e a corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam rever a sua estratégia para a corrida e concentrar-se para a mesma..
5.5 – Corrida
As corridas são compostas por 2 Mangas, ambas de 20 minutos. Na 2ª Manga a grelha será invertida com o Top 10 da classificação da Manga anterior (1ª). Não é necessário realizar quaisquer Pit Stop mandatória, ficando ao critério de cada piloto.
OBS: o último round excecionalmente aos restantes tem a duração de 45 minutos.
Nota: Solicita-se a presença do piloto vencedor para posterior entrevista após a corrida, possivelmente extensível aos 3 primeiros classificados.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round)
Condições da Pista (Grip): 98% c/ evolução a partir da 3ª Volta
Temperaturas (Ambiente e Asfalto): (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round)
Fuel Rate: 100%
Damage: 100%
Tyre Wear Rate: 100%
Partida: Standing Start
Result Screen Time: 120s
(Segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida)
Race Over Time: 180s
(Tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada)
O Setup é fixo, ficando livres apenas alguns parâmetros: [Tyres]; [Fuel]; [Aero]; [Generic: Bias | Power]; [Pit Stop]. Este campeonato é individual, um piloto por carro não existindo “parelha” de equipas.
Quaisquer acção em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
Não é permitido utilizar a função “Back to Pits” e voltar à pista após isso. Quem o fizer, será desqualificado – ficando com o carro inamovível nas boxes. Esta inibição estará ativa nas sessões de Qualificação e Corrida.
Só é permitida a utilização desta opção após ter entrado devidamente com o carro nas boxes e, parando no vosso respetivo lugar. Só assim podem fazer uso do [ESC] – back to pit, podendo depois então realizar quaisquer possíveis ajustes ao vosso setup. Qualquer utilização desta opção enquanto ainda em pista resultará num automático “Teleport to pits”, sem a possibilidade de poder retornar à pista, ficando com o carro inamovível nas boxes.
OBS: em caso de infracção durante a sessão de qualificação, o vosso tempo continua a contar até ao término da sessão e, terá tido em conta para a grelha de partida para a corrida.
NOTA: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização.
5.6 – Briefing
É requerida a presença no nosso Discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização dos respetivos rounds, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
Nota: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
5.7 – Checksum Carro & Pista
Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.8 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
6. SKINS
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada até às 23:59h do dia 25 de Abril segunda, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como do nosso parceiro NAMINHATERRA TV, no design do mesmo.
Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.
*serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o regulamento em vigor
7. REGISTO
As inscrições são mediante o pagamento de um valor de 2€, valor este não reembolsável e a ser utilizado nas despesas e toda a logística da comunidade. As inscrições encontram-se desde já abertas, mediante preenchimento de formulário no botão/link abaixo. Salientamos que devem utilizar o vosso primeiro e último nome real, tanto no ato do registo.
Nota: Todos os pagamentos devem ser realizados por MBWAY / MB ou Transferência bancária.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor.
7.1 – Faltas de Comparência
Todo o piloto que amealhe mais de 1 falta injustificada + 2 faltas justificadas, será removido do campeonato.
Obs: Podem confirmar o documento das faltas, no respetivo menu do campeonato, no site (acesso restrito somente aos pilotos inscritos).
Nota: Tomaremos em atenção os faltosos e, em especial todos aqueles que não evidenciaram quaisquer justificativa ou sequer se dignaram a contactar a organização, para posterior elegibilidade na participação de futuros campeonatos bem como eventos organizados pela Racing 4 Fun.
Como já mencionado, o sistema de fiscalização e penalização in-game será a aplicação Real Penalty, devidamente configurada com as especificações abaixo referidas.
Geral:
- Cortes
- Excesso de Velocidade nas Boxes (entrada)
- Cortar a linha de saída das Boxes
- Falsa Partida (Jump Start)
- Bandeiras Azuis
- Safety Car
Assistências | Informação do Servidor | Discord:
ABS: FACTORY
TC: FACTORY
SC: OFF
AUTO CLUTCH: OFF
TYRE BLANKET: ON
DRS: OFF
VIRTUAL MIRROR: ON
OPPONENT HEADLIGHTS: OFF
SETUP: FIXO [Tyres]; [Fuel]; [Aero]; [Generic: Bias | Power]; [Pit Stop]
SOL: facultativo
CUSTOM SHADERS PATCH: facultativo
- Random (Sol) *variável (a ser enviado em documento briefing, antecendo cada round)
*toda uma nova e melhorada experiência, possuindo o SOL / CSP, instalados no vosso sistema.
Anúncio automático do Evento / Servidor no Discord, por parte do BOT “The Server Master“, no respetivo canal:
- Aviso a 24h do início do evento
- Aviso a 1h do início do evento
- Aviso na hora do evento e com respetivo link para entrada na sala
NOTA: É requerida a presença no nosso Discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização dos respetivos rounds, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
Obs.: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento, e não na respetiva hora do respetivo.
Downloads
Carro: Praga R1 (Kunos – DLC Tripl3 Pack)
*o carro está incluído na versão: Assetto Corsa Ultimate Edition
Pistas: Autódromo do Estoril (Estoril 2021 GP) || Circuito de la Comunidad Valenciana Ricardo Tormo + Addon Extra Pits || Sportsland SUGO + Addon Extra Pits || Circuit de Nevers Magny-Cours || Nordschleife Endurance Cup (incluído na versão: Assetto Corsa Ultimate Edition + Addon Extra Pits
*quaisquer alterações ou “Fix”, enviaremos as respetivas correções atempadamente a todos os participantes.
App RP: https://www.racing4fun.pt/download/real-penalty-client-app-v-1-01-00-zip
Instalação: Drag n’ Drop p/o Content Manager, procedendo à respetiva instalação.
Todo o conteúdo é livre e gratuíto. A Racing 4 Fun não está deste modo em quaisquer infringimento de possíveis direitos de autor.
Obs: conseguem obter o conteúdo referente às pistas através do “auto-download” do Content Manager, bem como através da interface ACSM (Live Timing) > Event Details